Espécie: Apistogramma agassizii
Tamanho disponível: 3.0 - 4.0 cm
Tamanho máximo: 5.0 cm (fêmeas); 7.5 cm (machos)
pH: Os peixes produzidos comercialmente são relativamente pouco exigentes 5,5 - 7,0 mas algumas populações selvagens podem exigir um valor tão baixo quanto 3,0 - 4,0 para se reproduzir.
Temperatura: 22ºC - 29ºC
Dureza: 0 - 179 ppm
Dieta: Principalmente carnívora. Alimentos vivos e congelados, como Artémia, Daphnia e larvas de mosquito, devem ser oferecidos regularmente, embora a maioria aprenda a aceitar alternativas secas como granulados.
Comportamento: Peixes criados em cativeiro são a escolha recomendada para o aquário comunitário. Exemplos selvagens são melhor mantidos sozinhos. Idealmente, não devem ser misturados com outros apistogrammas. Ao fazer o povoamento de aquário com esta espécie, deve-se ter o cuidado de manter um rácio elevado de fêmeas por macho.
Habitat natural: Tende a habitar afluentes de movimento mais lento, remansos e riachos em áreas onde as folhas caídas se acumulam.
Manutenção em aquário: Não é exigente no que diz respeito à decoração. Uma aparência mais natural pode consistir num substrato macio e arenoso, com raízes e madeiras colocados de maneira a formar muitas sombras e tocas. Recomenda-se uma iluminação bastante fraca e o fluxo de água não deve ser muito forte. As trocas de água muito grandes devem ser evitadas.
Distribuição geográfica: Ao longo da bacia do Rio Amazonas.