Espécie: Parosphromenus deissnerri
Tamanho disponível: 2.0 - 3.0cm
Tamanho máximo: 4.0 cm
pH: 3.0 - 6.5
Temperatura: 22 - 28ºC
Dureza: 18 - 72 ppm
Habitat: Gosta de ambientes mais sombreados com bastantes raízes e ramos. A adição de folhas secas no substrato ajuda a recriar o seu habitat natural, além de libertar taninos assemelhando-se aos ambientes de água negra. Plantas altas também poderão ser utilizadas e o fluxo de água deverá ser mais fraco.
Comportamento: é um peixe pacífico, podendo ser mantido sozinho ou em casal, embora também tolerem peixes pequenos de outras espécies.
Dieta: É um micro-predador carnívoro. Em aquário poderá não aceitar alimento seco, aceitando mais facilmente comida congelada (daphnia, artémia, larva de mosquito) e alguma comida de fundo.
Reprodução: Ovíparo. Desovam em pequenas cavernas ou entre folhas. Formam um casal temporário e, após a desova, é o macho que toma conta dos ovos. Durante o acasalamento o macho coloca-se de cabeça para baixo (ou para cima) na horizontal, cortejando e atraindo a fêmea até que esta liberte os ovos junto ao local pré escolhido. Neste processo o macho envolve o seu corpo em torno da fêmea, designando-se este comportamento de abraço nupcial. Os machos constróiem um ninho de bolhas ou colocam os ovos num sítio aleatório. Os alevins eclodem até 36 horas após a portura e nadam livremente após 4 a 6 dias. O cuidado parental do macho ocorre até uma semana após desta última fase dos alevins.
Dimorfismo Sexual: As fêmeas são menos coloridas e não possuem as faixas azul e vermelho nas barbatanas dorsal, anal e caudal, que é característico dos machos. Ambos os sexos também são capazes de mudar rapidamente de cor dependendo do humor, ficando significativamente mais escuros quando agressivos.
Origem: Endémico da ilha de Bangka na Indonésia