Atenção! HORÁRIO EXCECIONAL: Quinta 11 e Sexta 12 Abril (10h-13h / 14h-19h); Sábado 13 Abril: ENCERRADO

peixe decorativo Vantagens da Aquariofilia no seio familiar

Quantas vezes os vossos filhos não vos pediram um animal de estimação? Cães e gatos são normalmente as opções mais escolhidas. Contudo a aquariofilia é uma alternativa mais vantajosa em diversos aspetos.

Para além de implementar um maior sentido de responsabilidade nas crianças, um aquário ajuda a relaxar e a diminuir os níveis de stress do dia-a-dia. Sim, porque, ao contrário do que se possa pensar, infelizmente o stress dos pais passa muitas vezes para os filhos, resultando em comportamentos mais nervosos e irrequietos. 

As vantagens da Aquariofilia no seio familiar são as seguintes:

🔹Desperta a curiosidade e criatividade das crianças, unindo também toda a família nas tarefas diárias de manutenção do aquário.

🔹Beneficia a aprendizagem em várias áreas das Ciências Biológicas. Afinal de contas, um aquário trata-se de um mini ecossistema vivo. Aqui as crianças descobrem a importância da preservação ambiental, assim como da manutenção da qualidade da água e saúde dos animais e plantas que lá habitam.

🔹Os aquários são bons entretenimentos, até mesmo para os adultos! Quantos de nós não passamos horas a olhar para os aquários?! O simples movimento de natação dos peixes pode ser bastante relaxante.

🔹Existem espécies que têm uma longevidade curta. Isto faz com que as crianças aprendam a lidar com a perda. Apesar de serem momentos tristes, a perda de um animal ajuda a criança a entender a morte por outra perspetiva, tornando-os mais maduros. Por outro lado, a possibilidade de nascimento de animais em aquário também é bastante comum, propiciando um melhor entendimento de todo o seu ciclo de vida.