Atenção! Caso não consigamos atender a sua chamada telefónica, contacte-nos por mensagem para o nosso Whatsapp: 919130553

peixe decorativo Vai de férias e não sabe o que fazer com o aquário?!

Aqui deixamos 7 dicas de como pode proceder nesta situação:  

1. Antes de ir de férias, efetue uma manutenção mais a fundo do aquário, de forma a que este aguente mais saudavelmente durante este período sem a sua intervenção.

2. Caso conheça alguém de confiança, se possível alguém com experiência, delegue a alimentação dos animais a esta pessoa. Os animais podem passar 24 a 48h sem comida, pelo não é necessário ir a sua casa todos os dias. Esta é, sem dúvida, a melhor opção, pois caso ocorra algum incidente no aquário, a resolução do mesmo poderá ser feita atempadamente. 

3. Caso essa pessoa não tenha experiência em alimentar os seus peixes, pode deixar as doses diárias de comida já preparadas, para que possam ser administradas sem risco de ocorrer sobrealimentação.  

4. Colocar um alimentador automático também é uma solução. Sugerimos que o adquira com alguma antecedência, entre 1 a 2 semanas antes de se ausentar. Isto para poder testar com calma e verificar se está a funcionar como o previsto e se as quantidades administradas são as adequadas. Estes alimentadores podem ser programados em função do tempo e poderão alimentar os seus animais várias vezes ao dia. O mau funcionamento/programação deste aparelho poderá causar um desequilíbrio no aquário 😬

5. Existem também opções de alimentos para fins-de-semana ou férias. Consistem em blocos de comida, que são colocados no fundo do aquário, que os peixes vão mordendo. Obviamente não são tão nutritivos como os alimentos que usa regularmente, por isso não devem ser utilizados por sistema, mas sim apenas num curto período de tempo (até 15 dias).

6. Se apenas se ausentar 1-3 dias, poderá até nem alimentar os peixes. Alimente bem até à saciedade (sem que haja desperdício de comida) pouco antes de ir embora e outra vez mal regresse a casa.

7. No regresso, faça uma nova manutenção ao aquário, de maneira a garantir que todos os animais se encontram bem de saúde e remover os resíduos de comida não consumida.

Lembre-se! Os animais morrem mais facilmente por excesso de comida e não o contrário.

Esperamos ter ajudado. Boas férias! 🏖