Atenção! HORÁRIO EXCECIONAL: Quinta 11 e Sexta 12 Abril (10h-13h / 14h-19h); Sábado 13 Abril: ENCERRADO

peixe decorativo Os peixes de fundo alimentam-se de fezes?

“Os peixes de fundo alimentam-se das fezes dos outros peixes.” 🤔

Os peixes de fundo são animais que habitam a maior parte do seu tempo na camada mais baixa da coluna de água dos aquários.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, estes peixes não se alimentam das fezes dos outros peixes. Devem ser alimentados com comida adequada à sua espécie, por isso é importante primeiro conhecer qual a espécie que tem no seu aquário.

Depois de identificar a espécie pode optar por pastilhas que afundam para peixes carnívoros ou herbívoros, consoante o caso.

No caso dos peixes de fundo maioritariamente herbívoros, como p.ex. os ancistrus, são também excelentes comedores de certas algas indesejadas do seu aquário 😊 Nestes casos, para que animal seja eficiente na limpeza das algas, deve restringir-se a administração de ração, para que o animal não se torne preguiçoso 😜 Contudo, deve sempre vigiar o animal para que este também não fique com fome.

Por outro lado, não significa que nunca se observe um peixe a comer dejetos de outro animal. Contudo este comportamento ocorre por mera curiosidade. Rapidamente se apercebe que há alimentos melhor para comer 😅

Desta forma, podemos concluir que a frase “Os peixes de fundo alimentam-se das fezes dos outros peixes.” ❗️ É MITO ❗️