Atenção! HORÁRIO de funcionamento no FERIADO 25 DE ABRIL: 10h-13h / 14h-18h

peixe decorativo Bettas

O betta é um peixe de água fria ou quente? 🤔

Na verdade a resposta só pode ser um Nim…

Os peixes da espécie Betta splendens, muitas vezes chamado de betta combatente, são nativos do continente asiático e vivem nos baixios dos pântanos, lagoas ou riachos de corrente lenta. A temperatura destas águas pode variar entre os 18 e os 31ºC.

São peixes diurnos, contudo um pouco complexos e sensíveis, ao contrário do que muitos pensam.

Em grande parte do ano, a temperatura ambiente não baixa muito, contudo durante o Inverno, é muito complicado manter a temperatura da água acima dos 18ºC.

Quando mantidos a baixas temperaturas, o seu metabolismo baixa drasticamente e o estado geral de saúde começa a agravar-se. Um betta que sempre foi ativo, passa a estar mais apático, podendo até perder as cores vibrantes que lhe são características ou mesmo adoecer. 🙁

Assim, o nosso conselho é que se quiser manter esta magnífica espécie, o controlo da temperatura é essencial. E, quando necessário, adicione um termostato ao aquário se observar que a temperatura baixa muito, o peixe fica mais letárgico ou que deixa de comer.

💡 Um aquário de 10L (no mínimo) com alguma vegetação/abrigos, uma alimentação adequada e temperatura estável entre os 23 e os 26ºC são os pontos de partida para os manter saudáveis.