Espécie: Betta splendens (Var. cauda de coroa)
Nome comum: Betta, Betta combatente
Tamanho disponível: 4 - 5 cm
Tamanho máximo: 6 cm (estimativa de vida 3 anos)
pH: 6.5 - 7.5
Dureza: 5 - 19º / 140 - 350 ppm
Temperatura: 22 - 30ºC
Alimentação: Carnívoro. No estado selvagem alimenta-se essencialmente de mosquitos, larvas de insecto e zooplâncton. Em cativeiro come bem ração seca mas recomenda-se dar comida de boa qualidade e intercalar com congelada, sempre em pouca quantidade. Os bettas são propícios a problemas de obstipação e digestivos fazendo com que fiquem doentes.
Comportamento: É um peixe agressivo com o da mesma espécie, não podem estar juntos com outros bettas. Só se junta com a betta fêmea na altura da reprodução. Após o acasalamento, o betta macho fica sozinho a tomar conta dos ovos. Pode ser pacífico com outras espécies de peixes desde que sejam peixes calmos, pacíficos e mais pequenos. Dependerá sempre do feitio do próprio betta. Há bettas que podem ser muito agressivos com outras espécies.
Dimorfismo sexual: Na variedade doméstica (não selvagem) o macho tem as barbatanas muito mais longas que a fêmea, principalmente a caudal.
Reprodução: Ovíparo. Atinge a maturidade sexual em 6 meses. O macho cria o ninho de bolhas, depois de se juntar com a fêmea e envolvê-la num abraço, a fêmea liberta os ovos que o macho recolhe para colocar no ninho de bolhas que fez. A fêmea sai e será o macho a cuidar dos ovos e das crias, durante uma a duas semanas.
Tamanho mínimo de aquário: 20L
Origem: Ásia
(Imagem ilustrativa, o padrão das cores pode não corresponder exactamente à fotografia)